segunda-feira, 20 de maio de 2013

Escolhendo a Maternidade e a data. Depois, o que levar? Lista da Maternidade.

Quando fui ter bebê, optei pelo Pro Matre. E isso porque o meu plano de saúde não comportava o Einstein, mas apenas o Santa Joana e o São Luiz. E, dentre eles, a escolha se baseou no fato do Pro Matre ser muito bem preparado para qualquer intercorrência com o bebê (no São Luiz a emergência é melhor pra a mãe, e o Pro Matre tem menos cara de hospital que o Santa Joana).

Determinado o hospital, marquei a data (perdão às ferrenhas defensoras do parto natural (sem anestesia) ou normal (com anestesia) - em que pesem os maiores riscos para a mãe, o bebê tem muito menos chances de complicações em cesarianas - e essa foi a minha opção): sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2012. Queria meu filho capricorniano, pois tenho geralmente dificuldades de me relacionar com os aquarianos. E esse era o último dia possível, pois dia 21 de janeiro já é aquariano....

NÃO recomendo de jeito nenhum a quem puder escolher a data que faça o parto numa sexta ou sábado (ou mesmo quinta). A maternidade no final de semana parece um shopping!!! Cheio de gente andando por todos os lados, falando alto, crianças correndo, etc. Durante a semana, as visitas são muito mais limitadas e rápidas, e a maternidade parece bem mais calma. Além disso, apesar da sala estar marcada para minha cirurgia, não havia quartos disponíveis - então, fiquei mais de 3 horas na sala de pós operatório esperando um quarto.

Pelo menos consegui uma suite. Que, para mim, valeu os cerca de R$ 500,00 a mais por dia e o extra do médico (quando se opta por uma acomodação mais luxuosa que a do plano, os médicos podem cobrar um extra do próprio paciente pela cirurgia, ainda que receba do plano). Como tive muitas visitas e nem sempre estamos na hora certa de atender - ou nos trocando, ou amamentando, ou trocando os curativos - a ante-sala do quarto resolveu muito, pois era só deixa-la fechada enquanto terminava tudo com calma no quarto.

E antes de ir pra maternidade, como se preparar?

Com 34 semanas já comecei a deixar todas as malas prontas - a minha e a do bebê - e dentro do carro. Uma lista dos itens que não podem faltar antes de sair também já estava na mão do marido.

MALA DO BEBÊ (comprei da BL Baby):
Considerei 5 dias de maternidade (geralmente, no mínimo são 48 horas, mas como o bebê pode ter alguma coisinha, como icterícia, pode acabar ficando mais que dois dias):
- Para cada dia levei um kit de roupinha de linho, composto por manta, body com gola, casaco, calça, mijão, meia, luva e gorro (eles nascem com muito frio e com a unha afiada), tudo separado e etiquetado (1o. dia, 2o. dia, etc). A tradição manda o bebê deixar a maternidade de vermelho, então deixei esse kit indicado como "saída da maternidade" - comprei os envelopes de organização na Alô Bebê e as roupinhas na Silmara Baby;
- 2 bodys / 2 mijões sobressalentes por dia, acompanhados de um macacão (o bebê faz muito cocô e líquido, então costuma sujar muito as roupinhas);
- Kit de escova de cabelo (meu bebê nasceu cabeludo) e unha (cortador e lixa - eu me dei melhor com o cortador);
- Paninhos de boca e fraldas de pano (uns 5 ou 6 de cada);
- No Pro Matre não precisa, mas há lugares que sim: levar fraldas RN e pomada de assadura.

MALA DA MAMÃE:
- 6 calcinhas de cintura alta pós parto;
- 6 sutiãs de amamentação + absorventes de seio;
- Cinta (eu só usei em casa, mas há quem comece antes);
- 3 Camisolas com penhoir para andar pelos corredores/ receber as visitas (já há camisolas específicas para amamentação nas lojas - ou pelo menos leve uma que consiga colocar para o lado para tirar o peito pra fora);
- 2 chinelos (um para usar nos passeios no corredor, outro para tomar banho);
- 3 pares de meia;
- Kit higiene - sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, escova de cabelo, pente, escova de dentes, pasta, além de óculos ou lente de contato;
- Absorvente (na maternidade que fui eles forneciam, mas se você prefere o seu, às vezes é melhor, pois nem sempre a marca que disponibilizam agrada);
- Roupa para saída da maternidade - vestidinho mais solto, rasteirinha/sapatilha (meia calça e blusa se estiver frio), brinco e colar, prendedor de cabelo (eu ainda levei secador/chapinha), maquiagem;
PS: Na minha suíte havia secador de cabelos - e levei chapinha.

DECORAÇÃO / CONVIDADOS / OUTROS ITENS:
- Enfeite de porta de maternidade - comprei a minha na Dip en Dap - vejam abaixo;
- Champagne e água, chocolates e bem nascidos (comprei os doces antes e congelei para tê-los a mão), com as bandejas para dispor e as taças descartáveis;
- Salgados que meu marido comprou no dia;
- Lembrancinhas (a minha foi uma garrafinha com confeitos);
- Câmera fotográfica carregada / filmadora carregada;
- Livro de recordação para que as visitas escrevam;
- Computador, celular e carregadores;
- Documentos pessoais e carteirinha do plano;
- Carta do médico solicitando a internação;
- Mail list ou telefones - é bem mais fácil avisar a todos sem esquecer de ninguém se já estiverem com a lista pronta.

Bom, essa é a minha contribuição. Quem lembrar de algo e quiser complementar, por favor, comente!




2 comentários:

  1. Obrigada pelo post, esclareceu minhas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você pela leitura. Fico muito feliz em colaborar com outros pais, pois usei muito dicas de outros internautas para as minhas pesquisas antes de decidir algo! Bjinhos.

      Excluir